Como saber o tamanho do anel?

Chegou o momento de escolher uma Aliança ou Anel de Noivado? Ou procura simplesmente oferecer um anel para marcar um momento especial? Seja qual for o contexto, a obtenção da medida correcta poderá muitas vezes ser uma “dor de cabeça”. Procuraremos neste pequeno artigo apresentar as diferentes formas de obtenção da medida correcta do anel/aliança.

A opção mais segura será sempre passar por uma das nossas lojas e medir o dedo de forma a perceber qual a medida mais adequada. Por vários motivos óbvios, muitas vezes tal não é possível. Nesse caso quais as alternativas:

Método 1: Fita em Volta do Dedo (pouco preciso)

Esse é um dos métodos mais simples para descobrir a medida dos dedos, porém para que funcione, deve ser corretamente seguido pois sua precisão não é muito alta.

Precisará apenas de um cordão (ou fita), uma tesoura, uma régua e a tabela de correspondência abaixo.

Dê uma volta com o cordão/fita no dedo que deseja medir. Faça um nó. Caso tenha dificuldades, peça para alguém a/o auxiliar nesse procedimento. O cordão/fita deverá ficar justo ao dedo, porém sem apertar.

Corte, com a tesoura, com cuidado o comprimento do cordão/fita que estava apenas à volta do dedo e utilize a tabela de correspondências abaixo para perceber tendo em conta o comprimento da fita, a medida do dedo.

 

 

Uma outra opção é utilizar fita ou cordão sem dar nó, apenas torcendo e marcando o ponto para corte e posterior medição.

Recomendamos que repita essa operação pelo menos 3 vezes com cordões e fitas diferentes de, no máximo, 1cm de largura.

Como já dito, a variação de medidas ocorre em questão de milímetros, por isso qualquer erro de procedimento pode acarretar em medidas diferenciadas. Ainda está na dúvida e não quer errar? Lembre-se que os métodos mais confiáveis serão sempre o Medidor de Anéis e a Aneleira, disponíveis em qualquer joalharia

Método 2: Diâmetro Interno de um Anel/Aliança

Tem um anel cuja medida sabe ser a mais adequada mas não sabe como a medir?

Efetue a medição interna do anel com o auxilio de uma régua. Não se esqueça de não medir a borda das alianças, deve medir apenas a parte interna da mesma.

 

Uma dica interessante é colocar a aliança em cima de um pedaço de papel e contornar a parte interna com um lápis ou caneta.

Efetue a medição com base no desenho, não se esqueça de ser o mais preciso possível, já que as medidas são em milímetros (confira a tabela abaixo)

Método 3: Estrutura Corporal:

Deve ser feita em conjunto com um dos métodos acima e não isoladamente. Além dos métodos acima, leve em consideração a estrutura corporal da pessoa. Normalmente, o tamanho dos nossos dedos costuma ser compatível com nossa estrutura.

A média de medidas para mulheres varia em média, de 12 a 19. Para homens, a variação média varia em média, de 16 ao 24.

Veja abaixo um guia de orientação aproximado para escolher um anel para uma senhora:

 

Para utiliza-lo basta encontrar a faixa de peso correcta e ver quais são as prováveis numerações dela.

Além disso, esse guia também deve servir como um outro meio de se certificar que os Métodos da acima estão sendo corretamente utilizados, pois como já informado, pequenos erros podem causar grandes variações de medida.

É sempre bom lembrar que essas medidas são prováveis, mas sempre existem exceções!

Importante: acima dos 80kg a variação de aros começa a ficar muito ampla, dificultando a estimativa.

Dúvida Comum: E se errar a medida do dedo?

Se errar, estaremos sempre disponíveis para proceder à correcção da medida do seu anel ou aliança.

Se persistirem dúvidas sobre a numeração, teremos prazer em ajuda-lo. Entre em contacto connosco através de geral@darajewels.com.

Leave a comment